terça-feira, 23 de outubro de 2012

Portal dos Conselhos é Ferramenta de Transparência e Facilita a Participação

Lançado há um mês, o Portal permite acesso rápido à rotina dos conselhos municipais

Uma ferramenta que permite ‘falar’ com a comunidade piracicabana e concentra todas as informações, agendas, atas e legislações dos conselhos municipais que atuam na cidade. Essas são as funções do Portal dos Conselhos Municipais de Piracicaba (www.conselhos.piracicaba.sp.gov.br), que foi lançado em setembro. Ele concentra as informações dos vários conselhos e facilita tanto para os colegiados quanto para a população a busca e a disponibilização de informações.

A dificuldade em divulgar o trabalho dos conselhos era um dos gargalos apontados pelos seus membros, por isso a proposta desse portal já teve reflexo positivo. A engenheira civil Maria Beatriz Silotto Dias de Souza, do Conselho da Cidade, disse que o portal é uma ferramenta de fundamental importância, porque permite divulgar o que foi discutido por meio da ata, as datas de reuniões e locais para que a população acompanhe e participe, além de legislações e outros assuntos afins. “Professores, estudantes e pesquisadores podem se valer do Portal para consultar leis e acompanhar o desenvolvimento e o planejamento urbanístico e de política pública da cidade.”  Maria Beatriz lembrou ainda que o contato com os membros do colegiado ficou mais fácil e ágil por meio do e-mail e é possível saber o nome de cada um dos participantes. 

Já a pedagoga Tainá-Rekã Wanderley de Padua, do Conselho Municipal da Educação (CME), que é coordenadora técnica do Espaço Pipa (Associação Síndrome de Down), disse que o CME já disponibilizou as atas de 2008 a 2012, algumas pautas e a legislação básica.

Para ela, o portal é um ganho para a comunidade que tem mais transparência e pode acompanhar e participar do trabalho dos conselhos. “A partir do momento que a população tem acesso à informação e pode atuar no controle social, ela se empodera e toma para si a responsabilidade pela cidade, atuando como parceira do poder público.”

O Conselho Municipal de Cultura (ComCult) já está disponibilizando dados no Portal, que segundo Dante Roberto Maciel Plezins Oliveira pode ajudar no trabalho fornecendo informações mais precisas para quem acompanha as reuniões e as atas. “É um sistema simples, tipo blog, por isso é fácil de alimentar.” Ele também participa do Conselho Municipal de Turismo, que iniciou a disponibilização de atas e sua  composição, via Portal.

João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny, e Clévis Lorenzi Spada, membros do Conselho Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Conselam), disseram que a ferramenta é fundamental no processo de comunicação, informação e transparência junto à sociedade. “É muito ágil e as pessoas costumam nos falar que viram as informações e fotos lá”, resumiu Spada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário