Histórico


Fundando em 1995 o Imaflora iniciou sua participação nas questões ambientais de Piracicaba em 1999 quando tornou-se membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). No inicio de 2009, decidiu intervir de forma mais ativa no município e constitui uma equipe para atuar em tempo integral em Piracicaba, além da participação de outros profissionais da instituição no projeto. Neste período, o instituto estruturou suas ações em três eixos: 1) geração de informações sobre questões ambientais do município; 2) participação no processo de formulação e implementação de políticas públicas; e 3) fortalecimento da democracia participativa.

No período foram realizadas, dentre outras, as seguintes ações:



1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social de Piracicaba (Consocial). Realizada em outubro de 2011, com a participação de mais de 140 pessoas, a Consocial aprovou um conjunto de 20 propostas que, se implementadas, permitirão um avanço significativo na transparência publica, participação e controle social e no combate à corrupção em Piracicaba. (clique aqui e conheças as propostas e moções aprovadas pela Conferência). O Imaflora participou ativamente da mobilização, elaboração de propostas e organização da Conferência. Em parceria com diversas organizações da sociedade civil e conselhos de políticas públicas, foram realizados cinco encontros preparatórios que se mostraram essenciais para o sucesso da Conferência. Além disso, o Imaflora integrou a comissão organizadora da Consocial contribuindo com a metodologia que foi utilizada no evento. (clique aqui e acesse as noticias sobre a Conferência e seus encontros preparatórios). acesse o Blog da sociedade civil sobre a Consocial


Ato Público “Piracicaba Contra a Corrupção!”. No dia 09 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção, nove entidades da sociedade civil e dezenas de cidadãos piracicabanos realizaram, em frente ao terminal central, o ato “Piracicaba Contra a Corrupção!”. O ato foi uma manifestação contra os freqüentes casos de corrupção no Brasil e buscou sensibilizar a sociedade e o poder público de Piracicaba para a necessidade de avançarmos na promoção da transparência pública, em medidas anticorrupção e na participação e controle social em nosso município. (clique aqui e acesse as noticias sobre o Ato Público)


I Semana de Mobilidade Urbana de Piracicaba. Para promover reflexões e debates sobre o excesso de veículos nas ruas, o respeito aos pedestres, deficientes e idosos, o transporte público, as ciclovias e ciclofaixas, dentre outras questões, foi realizada de 17 a 25 de setembro de 2011 a I Semana de Mobilidade Urbana de Piracicaba. Realizada conjuntamente por diversas organizações da sociedade civil, poder público, instituições de ensino e cidadãos interessados no tema, a semana contou com palestras, mesas-redondas, oficinas, intervenções, bicicletadas, passeata e atividades culturais. Como parte da programação da semana o I Fórum de Mobilidade Urbana de Piracicaba, elaborou um carta (conheça aqui o documento) com 38 propostas para a política municipal de mobilidade urbana.  (clique aqui e acesse as noticias sobre a semana). acesse o blog da semana

Estudo “O que o piracicabano tem a ver com a Amazônia?” que buscou caracterizar o consumo da madeira amazônica do município (volume consumido, origem, etc) e sugerir ações para um consumo sustentável do produto. (clique aqui para download do documento)


 
Participação no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). Em julho de 2009, o Imaflora assumiu a presidência do Conselho pautado nas diretrizes de intensificação da análise das políticas ambientais do município, criação de um suporte administrativo, capacitação continua dos conselheiros e valorização da diversidade de instituições representadas. Neste período houve uma intensificação das ações do COMDEMA no município. Foi elaborado um número maior de pareceres sobre as diferentes políticas ambientais, houve um aumento da participação de conselheiros e convidados nas reuniões e o COMDEMA passou a contar com apoio administrativo e estrutura física da prefeitura (clique aqui e conheça as atividades do Comdema do biênio 2009/2011). Em julho de 2011 o Imaflora foi reeleito para um período de mais dois anos na presidência do Conselho, o que permitirá uma intensificação do trabalho iniciado em 2009.

Curso Participação Social em Políticas Ambientais. O curso ocorreu em outubro e novembro de 2010, possuiu 60 horas de duração e buscou desenvolver habilidades, proporcionar trocas de experiências e fornecer informações, visando potencializar a participação dos cursistas nas questões socioambientais de Piracicaba e municípios da região. Participaram do curso membros de organizações ambientalistas, associações de bairro, conselhos municipais de meio ambiente e desenvolvimento rural e associações estudantis de Piracicaba e municípios vizinhos além de indivíduos não vinculados a grupos e instituições, mas interessados na temática, totalizando 40 pessoas. (clique aqui para o download do folder do curso)



Fórum de Gestão de Resíduos de Piracicaba. Com o objetivo de ampliar a participação social e elaborar uma carta com propostas para o Edital de Licitação e para o Plano Municipal de Resíduos de Piracicaba, o Imaflora, em parceria com outras organizações  do município, organizou quatro encontros chamados “Fórum Gestão de Resíduos de Piracicaba”. Participaram dos Fóruns 180 pessoas de mais de 80 instituições, (associações de bairro, entidades de classe, instituições do município que atuam com questões ambientais e de resíduos como universidades, setores públicos, privados e organizações não governamentais, dentre outras). As propostas elaboradas pelos encontros pautaram-se nos princípios de transparência, participação e controle social, redução de volume gerado, fortalecimento da reciclagem com inclusão social e das ações de educação ambiental e na existência de indicadores e metas de gestão. Para saber mais acesse o blog do Fórum.
  

Estes três anos de projeto permitiram ao Imaflora conhecer de forma mais aprofundada a realidade socioambiental do município e construir relações de confiança e parceria com diversas organizações sociais e indivíduos que atuam com a questão ambiental e em diversas outras áreas.