Cidades Sustentáveis


Uma cidade sustentável é aquela capaz de promover a participação da sociedade na tomada de decisões, a conservação dos recursos naturais, um adequado ordenamento de seu território, a diversidade cultural, a eliminação das distintas formas de preconceito, o combate a pobreza e a exclusão social, a paz e a garantia de educação e saúde de qualidade para todos.

O movimento por Cidades Sustentáveis vem ganhando força nos últimos anos, com destaque para duas iniciativas: a "Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis” e o “Programa Cidades Sustentáveis”.

A Rede é uma articulação de movimentos existentes em mais de 35 cidades (como os movimentos “Nossa São Paulo” e “Rio Como Vamos”) que buscam construir cidades mais justas e sustentáveis através da criação de sistemas de indicadores, da incidência em políticas públicas e do fortalecimento da participação da sociedade civil.

O “Programa Cidades Sustentáveis” oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e uma plataforma de experiências nacionais e internacionais a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

Uma das atividades do “Piracicaba Sustentável” é integrar o município a estas duas iniciativas.